Se a Comunhão dos Santos fosse um baralho de cartas, São Filipe Néri seria o coringa. Nascido em Florença, Itália, em 1515, Filipe Néri é um santo que sabia como rir… dele mesmo.

Apesar de ter vindo de uma família pobre e ter perdido seu irmão na primeira infância, Filipe não deixou o sofrimento roubar sua alegria. Aos dezoito anos chegou em Roma sem nenhum dinheiro, mas feliz. Lecionou para ganhar dinheiro, escreveu poesia por diversão e começou a estudar filosofia e teologia para crescer em conhecimento. Contudo, Filipe não era um estudante normal – ele era bem mais excêntrico. Quando cansou de estudar, vendeu todos os seus livros e doou o dinheiro aos pobres. Filipe passou cada vez mais tempo em oração, abraçando totalmente a vida de um eremita.

A vida de oração de Filipe Néri foi o que o manteve tão alegre. Toda a sua vida se tornou uma oração. Ele comia só uma vez por dia, e mesmo assim, era apenas pão e água. Apesar de ter uma cama, ele geralmente optava por dormir no chão, sem um travesseiro. Tinha poucas posses, suportou grandes ataques espirituais e, diariamente, durante suas orações intensas que duravam horas, não era incomum para ele experienciar êxtases e visões.

Globo de fogo

Durante uma noite de intensa oração, algo milagroso aconteceu com o alegre santo. Ele sentiu algo descrito como um “globo de luz incandescente” entrar em sua boca e afundar em seu coração. Sentiu uma forte dor no peito que, com o passar do tempo, se transformou em pura alegria. Testemunhas disseram que o lado do coração de Filipe estava tão inchado que parecia haver um punho fechado em seu peito.

Com o tempo, Filipe queria interagir com as pessoas, então deixou de lado sua vida de eremita; foi para as ruas da cidade e começou a pregar o Evangelho, a cuidar dos doentes e a estender a mão aos pobres. Um verdadeiro “benfeitor” em todos os sentidos da palavra, Filipe era engraçado e encantador, e em pouco tempo, muitas pessoas passaram a trabalhar ao seu lado e seguir sua liderança. Filipe e seus seguidores construíram e mobiliaram um hospital com uma sala de reuniões, onde se juntavam à noite para conversar, pregar, rezar e ouvir música.

Aos trinta e seis anos, Filipe foi ordenado padre e seu coração ardente lhe deu uma energia quase sobre-humana. É dito que, em alguns dias, ele ouvia quarenta confissões antes do nascer do sol. Foi dado a ele o dom milagroso de ler almas, o que significa dizer que era capaz de dizer às pessoas seus pecados antes mesmo delas se confessarem. Quando Filipe celebrava a missa, testemunhas assistiam com espanto, uma vez que seu rosto irradiava luz; ocasionalmente, Filipe levitava durante a consagração, em estado de êxtase, e fagulhas saiam visivelmente de seus olhos. Além dessas apresentações milagrosas, é dito que Filipe podia bilocar e, ainda, que recebeu o dom da profecia, através de suas muitas visões. Uma vez ele converteu um jovem nobre ao mostrá-lo uma visão do inferno. Filipe brincava com tudo… exceto com o pecado.

Eu amo rir

Filipe era determinado em não deixar que suas “habilidades milagrosas” afetassem sua humildade. Ele nunca se deixou levar, ou qualquer outra pessoa, por falar nisso, muito a sério. Filipe gostava de manter as pessoas em alerta. Não era incomum vê-lo sair em público com suas roupas ao avesso ou com metade de sua barba raspada. Ele amava o humor, pregava peças em seus colegas padres e usava métodos não convencionais para ensinar as pessoas sobre o amor de Deus.

Quando São Filipe Néri morreu em 1595, uma autópsia revelou um coração anormalmente grande. Os êxtases espirituais e as visões que ele tinha não só foram provados como verdadeiros, mas deram uma prova médica milagrosa para a glória de Deus em ação no santo. Se você já sentiu que a fé é entediante, se você perdeu sua alegria ou se preocupa que não pode ser santo e, ao mesmo tempo, se divertir nessa vida, peça a São Filipe Néri, o brincalhão de Deus, para rezar com você.

A única razão para levar essa vida tão a sério é se essa for a sua única! O Paraíso espera e São Filipe Néri está lá esperando por você… bendito seja!

_____________

Autor: Life Teen

Nossa missão foi lançada como uma pastoral juvenil paroquial em Mesa, Arizona, com foco na missa e na reunião de adolescentes durante a noite. Continuam focados em trazer os adolescentes a Cristo na Eucaristia e em reuni-los para serem formados na fé católica romana.

Fonte: LifeTeen

Traduzido por Guilherme Guimarães de Miranda – Membro da Rede de Missão Campus Fidei, servindo no Núcleo de Tradução e no Núcleo de Música.

Deixe seu comentário